 |
Dr. Rogozov realizando procedimento Fonte:web.archive.org |
O Dr.
Leonid Ivanovich Rogozov, mais conhecido como:
"Nossa! Ele está mesmo se operando?!" Foi um médico russo que ficou ,digamos, conhecido por realizar uma certa cirurgia. Até aí tudo normal, se o paciente não fosse ninguém menos que o prório Dr. Rogozov. Isso mesmo, durante uma expedição à Antartica, mais especificamente no dia 30 de abril de 1961, o nosso querido médico ,que na época tinha apenas 27 anos, realizou uma cirurgia e retirou o próprio apêndice.
O Dr. Rogozov, que encontrava-se à algumas centenas de quilômetros de qualquer outro médico, percebeu os sinais e sintomas do processo inflamatório (falando nisso você lembra quais são? Não? clique
aqui!) e iniciou o procedimento chamado de apendicectomia.
O procedimento começou as 22:00 do dia 30 e durou quase duas horas! Mas isso não é tudo, o Chuck Norrys da cirurgia contou com dois ajudantes um motorista e um meteorologista que foram instruídos antes do procedimento, inclusive à injetar as seringas que o médico havia preparado caso acontecesse algum "imprevisto" como relatado
no original.
 |
Dr. Rogozov realizando procedimento Fonte:web.archive.org |
Os ajudantes seguraram um espelho para que o clinico, que acabara de iniciar seu treinamento para se tornar um cirurgião, pudesse realizar o procedimento. O Dr. Rogozov chegou a sentir muita fraqueza, parando por diversas vezes o procedimento. O médico cita em seu diário:
"It seems that I have appendicitis. I am keeping quiet about it, even
smiling. Why frighten my friends? Who could be of help? A polar
explorer’s only encounter with medicine is likely to have been in a
dentist’s chair.".
Por fim tudo deu certo, os pontos foram retirados e o "auto operatório" foi um sucesso, o médico faleceu em 2000 aos 66 anos de idade.
Autor: Tiago Stanley
Nenhum comentário:
Postar um comentário